terça-feira, 14 de outubro de 2014

Roubo de Identidade

Hoje em dia é fácil roubarem-nos a nossa identidade, seja porque temos a famosa password do universo "1234", seja porque já há mais hackers que goodies.
A verdade é que a nossa identidade cibernética - ainda por cima a nossa melhor! - é frequentemente roubada, geralmente para causar spam em feeds alheios ou simplesmente para deixar víruzinhos irritantes que já todos conhecemos.
Não vejo, para ser franca, o objectivo de o fazerem, pelo menos com "figuras não públicas", se é que faz algum sentido. De facto, esse roubo é considerado gravíssimo, para algumas pessoas, e até devesse constituir um crime. Exactamente porque nos é roubado o melhor de nós, a personalidade que com tanto esforço e dedicação construímos dia após dia.
A questão da identidade num mundo que depende da sua identidade no ciberespaço é algo estranho e confuso.
Será assim tão alarmante? Até que ponto essa identidade também é a nossa vida, até que essa identidade se funde com a nossa, até que ponto será essa identidade a verdadeira? Talvez por não ser a nossa verdadeira identidade nos é tão importante regá-la para que cresça e floresça, nem sempre na direcção daquilo que nos constitui, mas certamente na do que gostaríamos de constituir.
Por muito que também eu alimente a minha Ciber-Sofia, sei-a imperfeita, tal como nós, nem que seja por ser a parte de mim que não me é nada.

Sem comentários: