Quero expressar-me convenientemente, mas faltam-me palavras. Ou melhor, não faltam, estas apenas não transmitem tudo aquilo que eu quero dizer.
Ainda que sejam milhares delas, não são suficientes. Porque “toda a verdade é parcial quando é dita por palavras. Pois falta totalidade, integridade, unidade.”
Deste modo, tudo aquilo que amo, não o posso contar por meio de vocábulos visto que nunca direi tudo. Porque só a palavra amar, não contém todas emoções que sentimos, porque eu não posso amar as palavras, porque são meras palavras. “Não têm dureza ou moleza, não têm cores, não têm arestas, não têm gosto, nada têm senão palavras. Talvez sejam por isso palavras em excesso.” Desta forma, não amo por isso uma pedra, amo o que dela conheço, o que ela me faz sentir, amo-a enquanto objecto em si mesma, nunca enquanto palavra pedra. Por isso, um gesto vale muito mais que mil palavras, um silêncio diz mais que muitas outras tantas e um olhar pode contar inúmeras verdades que nunca conseguiremos transmitir por insípidas palavras.
Ainda que sejam milhares delas, não são suficientes. Porque “toda a verdade é parcial quando é dita por palavras. Pois falta totalidade, integridade, unidade.”
Deste modo, tudo aquilo que amo, não o posso contar por meio de vocábulos visto que nunca direi tudo. Porque só a palavra amar, não contém todas emoções que sentimos, porque eu não posso amar as palavras, porque são meras palavras. “Não têm dureza ou moleza, não têm cores, não têm arestas, não têm gosto, nada têm senão palavras. Talvez sejam por isso palavras em excesso.” Desta forma, não amo por isso uma pedra, amo o que dela conheço, o que ela me faz sentir, amo-a enquanto objecto em si mesma, nunca enquanto palavra pedra. Por isso, um gesto vale muito mais que mil palavras, um silêncio diz mais que muitas outras tantas e um olhar pode contar inúmeras verdades que nunca conseguiremos transmitir por insípidas palavras.
P.S.: Escrevi este texto porque acabei de ler um livro chamado “Siddhartha” de Hermann Hesse que me marcou imenso. Senti uma grande ligação com este livro do princípio ao fim. Quando o acabei, senti que podia enriquecer os meus textos e avivá-los com pequenos excertos do livro tão bem pensados por este autor. As frases citadas são do livro em questão o qual aconselho vivamente a ler.
2 comentários:
Acho q nem tudo é assim nao podemos generalizar tudo isso de amar edo amor... no entanto é obvio que as palavras n valem de quase nada quando os actos as derrubam num instante...mas ainda bem q para ti um gesto vale mais do q palavras mil, pois antes n era tanto assim lol..mas a vida real nao se aprende nos livros ou filmes, mas sim no dia-a-dia ... mas é sempre uma maneira de nos podermos modificar ao ler/ver seja o q for...é necessario é q mantenhamos sempre aquilo q somos...pq a realidade é bem mais diferente, e aí nao pedimos ajuda aos livros/filmes...aí somos nós!
Bonito ana!
Profundo! Este livro é sem duvida um livro especial. ja eu senti uma grande ligaçao com ele!
Ao ler um livro como este descobri realmente o que é a felicidade e agora consigo senti-la e percebe-la, embora que quando a tento passar para palavras o meu vocabulario torna-se insuficiente.
AnaRita*
Enviar um comentário